quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Meu sistema de organização semanal - Como administro meu tempo de home-office!


Bom dia pra você, que está aqui comigo!!
Hoje a postagem é sobre uma coisa que estou trabalhando para aperfeiçoar: meu senso de organização do tempo. Para quem trabalha em home-office, assim como eu, sabe o quanto pode ser penoso manter a rotina de trabalho, com tanta flexibilidade e distrações pelo caminho! Para quem lida bem com isso, meus parabéns, um dia eu chego lá! rsrs

Primeiro, vou listar minhas maiores dificuldades, e depois, as soluções que encontrei ou que estou testando:
1) Não ter uma rotina fixa;
2) Não ter um espaço destinado ao trabalho;
3) Afazeres domésticos;
4) Dificuldade de concentração (nessa, tem horas que me sinto a Dory, do filme procurando Dory... estou indo fazer algo e, de repente, olho pro lado e me distraio com a maior facilidade do mundo!)

Algumas soluções que estão me ajudando muito nesse processo:
1) Alguns aplicativos/tabelas e o uso da própria agenda estão me ajudando muito a estabelecer uma rotina, uso no celular o aplicativo Todoist. Nele, você lista as tarefas por dia, grau de relevância e o horário a serem realizadas, eu uso muito para coisas pontuais, que não posso esquecer e que tem data e horário certos para acontecer. Todo dia de manhã, recebo um lembrete das tarefas pendentes do aplicativo.
No Word, achei um modelo pronto de tabela semanal, bem simples, dividido por dias. É um papel A4 por semana, pois preciso de espaço para escrever minhas tarefas, acho tabelas com espaços pequenos para escrever um pouco inúteis. Eu gosto de imprimir, visualizo melhor, e nem sempre estou com o computador ligado para acessar essas tabelas.



2) No fato de não ter um espaço destinado ao trabalho, resolvi criando um pequeno escritório num canto da sala que não uso. Tentei deixar o mais aconchegante e confortável possível,pois isso me estimula a estar neste espaço, porém uso cadeira e mesa, e nada de sofá, para não perder o foco, .

3) Hoje, eu uso a seguinte pergunta quando estou tentada a parar o meu trabalho para cuidar de algo da casa: "Será que não posso fazer isso fora do expediente?" para as coisas que a resposta é sim, eu deixo para após as 17hs, para as coisas que a resposta é não, como organizar o almoço, eu procuro pensar em um cardápio prático, e faço uma pausa as 11 para providenciar o almoço.

4) No quesito dificuldade de concentração, sou nota 10! rs... Um dos maiores ladrões do meu tempo, é o celular, pois nele existe um mundo acontecendo, e por isso, às vezes esqueço de fazer o meu mundo acontecer. Quando me dei conta disso... decidi me policiar para o uso desta tecnologia, pois de 5 em 5 minutos, de olhadinha em olhadinha em redes sociais, por vezes vão-se horas do nosso dia. (Num próximo post vou me aprofundar mais neste assunto, pois é algo que prejudica muita gente!)

E você, tem alguma dica de organização do tempo? Deixe seu comentário.
Beijos, Carol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário